UM CAMPO DE TREINAMENTO PARA LÍDERES ECLESIÁSTICOS - O LAR

Resultado de imagem para governe bem a sua casa
Foi dito à igreja que ela deveria procurar por líderes onde? No seminário? Em outras igrejas ou ministérios de tamanho semelhante conduzidos à fase de crescimento e à campanha de construção por um líder talentoso? (Desculpe-me, não pude resistir.) Em sites que recebem currículos? Não. A igreja foi instruída a procurar seus líderes na primeira instituição, a família.
O apóstolo Pedro enfatiza que os líderes da igreja devem ser “exemplos do rebanho” (1Pe 5.3). As epístolas pasto­rais deixam claro que os líderes da igreja de Deus precisam ser maridos exemplares (1Tm 3.2; Tt 1.6) e pais exemplares (1Tm 3.4,5; Tt 1.6). Isso não significa que os líderes devem ser perfeitos nessas áreas. De fato, esse homem seria um exemplo pobre. Como o marido perfeito exemplificaria arre­pendimento e restauração no casamento para outros meros mortais? Como o homem com filhos perfeitos exemplificaria a disciplina e correção apropriadas dos filhos para nós, que não andamos sobre as águas? A Bíblia não chama homens, perfeitos, homens exemplares
Que lugar é melhor que o lar para aprender a fazer dis­cípulos (Dt 6.7; Ef 6.4)? Existe lugar melhor para aprender a servir como líder (Ef 5.25-31)? Existe lugar melhor para aprender a se sacrificar pelos outros? Existe lugar melhor para testar a habilidade de um homem em pastorear o reba­nho? De fato “se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? ” (lTm 3.5) Surpreenden­temente, ao mesmo tempo em que alguém poderia se sentir sobrecarregado por estar incumbido de encontrar preceden­tes bíblicos para a busca de um homem, tendo como base seu registro de crescimento quando trabalhava em outras coisas, não é difícil encontrar claros precedentes bíblicos para a cui­dadosa análise da vida familiar de um homem a fim de dis­cernir se ele seria ou não um bom pastor.
Isso significa que homens solteiros não são qualificados para servir? Não, não é isso. O autor das epístolas pastorais era um homem solteiro. Contudo, não podemos ignorar o fato de Deus ter escolhido a família como campo de treina­mento para líderes eclesiásticos e, assim, o lugar mais impor­tante para observar candidatos em potencial. Infelizmente, nesse aspecto, o lar foi substituído pelo currículo. Hoje as igrejas analisam currículos e nunca examinam o lar. Na igre­ja neotestamentária, o lar do homem era seu currículo.
     Acredito que talvez esse seja o argumento mais signi­ficativo para preparar nossos filhos em geral, e os meninos em particular, para a vida de casados. Amo ver o olhar no rosto de rapazes que me perguntam o que deveriam fazer para se preparar para o ministério, quando olho para eles com atenção e digo: “Casem-se, iniciem uma família, e en­tão vejam se vocês estão qualificados”. Na verdade, o fato de o lar ser um campo de treinamento para líderes eclesiásti­cos constitui um claro argumento a favor do ministério do casamento. 

Extraído (BAUCHAM Jr, Voddie. O Que ele deve ser... Se quiser casar com minha filha.  Brasilia, DF: Editora Monergismo, 2012, pp – 53-54

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar