PREPARAS-ME UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS ADVERSÁRIOS


OVELHAS E MOSCAS


“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” Salmo 23.5



Tem momentos em nossas vidas que nos deparamos com lutas tão acintosas,tão avassaladoras que consideramos esse tempo de angústia profunda como aquele “dia mau”, que o Apóstolo Paulo se refere em seu texto da carta aos Efésios (6.13). Nesse trecho do capitulo seis, Paulo ordena aos crentes de Éfeso a se fortalecerem no poder de Cristo e serem sóbrios e vigilantes, discernindo o verdadeiro inimigo, que se esconde no mundo espiritual. No verso 13 ele é incisivo ao dizer: Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais, resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Efésios 6.13

Tenho me sentido assim, ultimamente. Pra dizer a verdade, e não poderia ser diferente, desde que Cristo me venceu na Cruz e em sua Palavra no ano de 1985, nunca mais tive sossego. Parece desanimador ouvir isso de um pastor, de uma evangelista, plantador de igreja, não é mesmo? Poxa, afinal, as promessas que fazem por ai na televisão, na mídia, nas mega igrejas é “venham pra Jesus e pare de sofrer, seja rico e prospero pra toda vida”. Porém quando a gente olha de perto pro Evangelho da verdade nós encontramos promessas que desafiam nossa caminhada e provam nossa fé. Só pra citar algumas:

“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. 2 Timóteo 3.12 NVI

“Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’”. Mateus 16.24 NVI

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa”. Mateus 24.9

“...os inimigos do homem serão os da sua própria família”. Mateus 10.36

Este verdadeiramente não é o Evangelho da Universal, da Internacional nem da Mundial.

Por quê continuamos a seguir este evangelho, será que somos masoquistas? Creio que a melhor resposta foi dada pelo intempestivo Pedro, e não foi fruto do labor do seu pensamento, foi revelação divina, quando Jesus pôs seus discípulos "contra a parede" e lhes perguntou de certa forma “por que vocês não vão embora com os outros também?” Veja que Jesus nunca insistiu um dedinho sequer pra alguém segui-lo. Por isso sou contra qualquer tipo de apelo que passe da medida do constrangimento. O melhor apelo vem do Espírito Santo, que chama pela pregação e testemunho de sua Palavra. Mas, hein?!... voltando a resposta de Pedro, ele disse: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna”. João 6.6.b O Espírito Santo levou Pedro a ter uma compreensão sob a perspectiva da Eternidade e não da transitoriedade passageira de uma vida que pode ter o problema que for, mas que já esta determinada por Deus a ter um fim, e um recomeço glorioso. 
        
                   Paulo compreendeu isso também e disse:

“... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles”. 2 Coríntios 4.17 NVI

Domingo passado, dia 01 de abril, recebemos a ilustre visita do pastor indiano, Rev. Hiralal Solanki, pastor da Igreja Presbiteriana de New Delhi – India. Ele nos trouxe uma linda mensagem com base no Salmo 23. Minha alma estava tão sedenta em ouvir a voz do Senhor que as palavras daquele homem de Deus penetrava meus ouvidos e caia direto em meu coração. Não pretendo reproduzir todo o seu sermão que foi belíssimo. Mas, pra nossa edificação e glória de Deus, vou falar sobre um trecho deste Salmo exposto pelo Rev. Solanki.

Solanki nos contou que antes de ser pastor presbiteriano ele era pastor de rebanho de ovelhas. Ele nos disse que de suas experiências como pastor de gado então ele guardava algumas lembranças que faziam com que ele compreendesse as metáforas que Davi empregava neste Salmo, por ser Davi também, antes de ser Rei, um humilde pastor de gado de ovelhas.

O salmo 23.5 nos diz o seguinte: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”


Solanki nos contou que o pastor ao levar as ovelhas para o pasto lhes oferece comida farta. Porém as ovelhas convivem com um vizinho indesejável, chato, persistente, que lhes incomoda, o mosquito. As moscas, que buscam também servir-se do sangue das ovelhas, ficam voando ao entorno de seus corpos. Quem já conviveu com pernilongos sabe como é chato isto. Uma vez alguém me perguntou por que Deus criou os pernilongos. Interessante... fiquei pensando, é mesmo, por que? Ô bichinho chato tchê! Ai eu pensei na minha mente louca, deve ser pra dar uma pequenina amostra grátis de como será insuportável o inferno!

Voltando as ovelhas e moscas... Está ali a comida, mas também os inimigos das ovelhas, as moscas. Por que simplesmente Deus não mata as moscas? Por que ele não as expulsa dali? Ele não as mata, nem as expulsa, mas ele faz com que as ovelhas sejam protegidas a tal ponto que as moscas não lhes tocam, ele as mantem de certa forma à distância. O pastor unge as cabeças das ovelhas com um tipo de óleo que serve de repelente. Quem gosta de pescar, como eu, sabe que existem óleos repelentes que não matam os mosquitos, nem os expulsam dali, mas os mantem suficientemente afastados para que tenhamos a paz para poder pescar e desfrutar com deleite daquilo que Deus preparou para nosso lazer.

Olha, sinceramente, não fiz uma exegese profunda desse texto em seu original hebraico. Mas acho que nem preciso. Faz todo sentido, o contexto imediato, e o contexto geral das Escrituras provam-nos que Deus não expulsa os nossos inimigos, nem os mata (se bem que... que, de vez em quando ele mata uns, mas logo os substitui por outros). Deus não tira as aflições, ele nos fortalece nelas. Deus não nos faz transpor as lutas, ele caminha conosco no meio do vale da sombra da morte, com seu cajado e bordão protetor. O Supremo pastor vai sempre junto conosco.

No final da mensagem eu estava rindo comigo mesmo, identificando as minhas "mosquinhas de estimação" (aquelas que me acompanham sempre, igualzinho as pulgas que insistem em coabitar com meu gato, apesar de todo tratamento que já tentei para exterminá-las), dano nome a cada uma delas, e pensando, coitadinhas, vão morrer de fome, porque o sangue desta ovelhinha aqui elas não podem tocar, pois foi ungida por Cristo!  

"Mas vocês têm uma unção que procede do Santo..." 1 João 2.20a)


 Ah... Faz bem lembrar a nós mesmos, e as "moscas" e "serpentes", que o tempo esta contado e acabando. Quando finalmente, o novo Éden for inaugurado na volta de nosso Senhor, então se cumprirá agrande promessa que diz:  

"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Apocalipse 21. 4 NVI

E lá não haverá espaço para moscas, cobras e lagartos... 











A DEO SOLI GLORIA
Rev. Afonso Celso de Oliveira

Comentários

  1. Pastor,as suas palavras estão corretíssimas. Esta ideia que o crente não passa por tribulação é uma heresia das "NEO" para iludir o povo. Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Reservo o direito de publicar comentários que estejam em sintonia com o tema do post, e que venham escritos em linguagem saudável e respeitosa.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar