PROJETO DE CAPELANIA ESCOLAR


Caros irmãos e amigos que acessam este blog.


A titulo de informação, estou revisando meu projeto de Capelania, acolhendo algumas sugestões muito preciosas que me foram compartilhadas, e preparando um novo modelo, mais completo, incluindo alguns itens que não estavam presentes no primeiro original.


Entre estes itens, pretendo discorrer dentro do escopo do projeto sobre:


1. Fundamentos teológicos da Capelania Escolar - Por que fazer Capelania?


2. Fundamentos éticos do Capelão - Princípios e valores que devem nortear o caráter de quem se propõem a fazer a Capelania.


3. Ações ligadas a visitação. Em que casos, como devem ser feitas e registradas as visitas aos aconselhados (alunos, mestres e pais).


4. Ações preventivas para serem desenvolvidas na Capelania (atividades psicossociais, palestras, jogos, gincanas, atividades em grupo, "filmoterapia").


5. Rede de apoio a Capelania (envolvimento da igreja, do corpo docente, da comunidade, e dos gestores públicos).


6. Sugestões para captação de recursos com vistas a sustentabilidade do projeto (parcerias com igrejas, Ongs, prefeituras, empresariado, amigos e parentes - apresentar a Capelania como projeto de missão urbana). Requer dedicação integral ou semi-integral ao projeto. Em principio a proposta do projeto é oferecer a Capelania sem ônus a entidade assistida. Um trabalho voluntário. Mas tendo em vista que pode-se demandar o investimento de mais tempo do que se pode oferecer voluntariamente, tenho pensado em desenvolver um sistema que propicie a captação de recursos que oferecerão uma côngrua (salario de obreiro) ao Capelão (ães) para que este(s) possam dedicar-se ao projeto de forma integral.


Se alguém tiver outras sugestões, modelos e questionamentos para ser levantados, podem usar este espaço para postagens.


Espero ter a graça de Deus para concluir este novo projeto (ou manual de capelania escolar) em até três meses, quem sabe antes, de acordo com as minhas reais possibilidades de tempo, tendo em vista que como pastor plantador de igrejas, eu tenho várias outras atividades pastorais e acadêmicas que absorvem meu tempo e minha mente. Orem por mim!



Comentários

  1. Deus te abençoe meu irmão! Conhece o projeto de capelania escolar da Radio Trans Mundial? www.transmundial.com.br e www.espacodocapelao.org.br.

    Se quiser multiplicar os seus capelães auxiliares temos o curso de capelania escolar à sua disposição.

    Abraço.

    Sergio R.Ferreira
    Piracicaba-SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Reservo o direito de publicar comentários que estejam em sintonia com o tema do post, e que venham escritos em linguagem saudável e respeitosa.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar