A COLHEITA DA VIDA!




Hoje, dia 21 de novembro DE 2012, estamos exatamente em contagem regressiva de 15 dias para o evento "Workshop com a Terceira Idade em Caxambu, MG". Inscrições continuam chegando... vai ser uma bênção!

Abaixo, transcrevo trecho do livro "Amar é cuidar" (NOÉ, SINODAL, 2005 - "Dez boas razões para valorizar a terceira idade", p.34).

"OLHAR PARA TRÁS É LEVAR PARA FRENTE - (...) É fascinante! Mergulhar no passado é imergir para dentro de nós mesmos, para o fundo de nossas almas. É uma viagem tão impressionante, que perdemos a noção do tempo e do espaço. Talvez seja esse tipo de “passeio interior” que muitas pessoas idosas estão justamente fazendo quando parecem alheias à realidade, distantes, caladas e com o olhar perdido no vazio. Elas estão fazendo uma excursão, melhor, uma incursão para dentro delas mesmas. Às vezes, esse passeio é tão demorado, porque há tantos lugares a serem visitados e há tantas coisas a serem lembradas, que parece que elas não voltarão. Talvez até nem façam questão de voltar, em função da realidade presente — às vezes, abandonados em “lares” frios e inóspitos".

Pra gente refletir... Creio que não existe uma estratégia melhor para mantermos a longevidade do que aquela de transmitir a outra geração aquilo que colhemos no decorrer de nossa existência. O legado moral, cultural, espiritual e ético que passamos a outros nos tornará vivos, mesmo depois de mortos. Mas se levarmos para a sepultura essa biblioteca existente dentro de cada um de nós, que valor teremos deixado em contribuição ao mundo que vivemos? Talvez, nenhum! Alguém já disse com propriedade, que antes de pensarmos em deixar um mundo melhor para nossos filhos, precisamos pensar em deixar filhos melhores para o mundo porvir.

O autor do livro citado acima, diz em certo momento que a terceira idade é a idade da colheita. Tudo aquilo que plantamos na juventude e na idade adulta, é colhida na idade agraciada da velhice. Por isso creio que o tema da Terceira Idade não pertence aos idosos somente, é tema pra vida toda!

Rev. Afonso Celso de Oliveira - SDG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar