TEMPO DE RENOVAÇÃO


PESCADORES E PEIXES


Aqueles que me conhecem mais de perto sabem o quanto eu gosto de pescar. Assumi esse hobby no tempo em que fui missionário no Rio Grande do Sul. Nos primeiros anos como missionário em Canela me sentia muito solitário. Sem amigos, parentes longe, somente eu e a família (esposa e filhos) diante do desafio de plantar uma nova igreja, pioneira, do “zero”.

Foi nesse tempo que descobri nas barragens da região das Hortênsias a pesca esportiva, principalmente do Black-Bass. Comecei aos poucos a comprar minha tralha, e sempre que tinha uma folga dava um pulinho na barragem mais próxima, que distava a menos de 10 km de onde morávamos.

Esse exercício da pesca ajudou-me a compreender alguns segredos para lidar com o esporte da pescaria. É preciso ter paciência, perseverança, estratégia, bom equipamento e preparação de boas iscas.

Meditando sobre o ministério de Jesus, comecei a pensar porque Jesus chamou pescadores para serem seus primeiros discípulos. Pedro, André, João são exemplos de homens que viviam da pesca profissional e foram chamados para servir ao Mestre. Creio que a excelência do ministério desses discípulos residia na capacitação especial que o Espírito Santo lhes concedeu de forma graciosa. Mas passei a crer também que algumas de suas habilidades naturais, fruto da graça comum, também serviu de instrumento na mão do Espírito para fazer desses discípulos pescadores de homens.

Deus, em sua infinita graça, usa as capacitações naturais e concede também as sobrenaturais para cumprir todos os seus desígnios eternos. Nada é por acaso, pois “... sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28
sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

Nestes últimos dias estou gozando de uma licença especial para renovar forças e recuperar-me de um forte estresse que me abateu nos últimos meses. Estou em Santa Catarina, somente eu e minha esposa. É a primeira vez desde que nossos filhos nasceram que pudemos fazer uma viagem a sós. Os avós ficaram com eles, que bênção! Como é bom pescar, olhar a natureza, obra da mão de Deus, e contemplar em tudo o seu favor, a sua graça e infindável bondade.

Soli Deo Gloria!
Afonso Celso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar