PARA NOSSA ALEGRIA, E PARA O DEBOCHE DE MUITOS INCAUTOS

Com a permissão do autor, tenho privilégio de publicar nesse singelo Blog o texto consciente e com boa reflexão teológica do meu amigo, Mestre em Ciência da Religião, Teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. César Guimarães do Carmo. 

César é um desses poucos cristãos piedosos que alguém pode dizer com segurança que têm o privilégio de ter um amigo. Porque ele é Amigo, com "A" maiúsculo. A Deus toda Glória e a você César minha admiração, amizade e amor cristão. Deus vos abençoe em tudo!





“PARA A NOSSA ALEGRIA”

       Este vídeo, postado no dia 13 de março, é o mais assistido e comentado do momento: tornou-se o hit da web, milhões e milhões de acessos. Nele uma modesta família reúne-se para cantar a canção do grupo Êxodos “Galhos Secos”. Confesso que o assisti, achei engraçado! Considerei que uma família se reuniu para cantar e resultado disso foi cômico e resolveram tornar público o exótico resultado. A família que gravou o vídeo se mostrou surpresa com a repercussão: “Como minha mãe estava de folga, falei para ela cantar com a gente. Mas não tínhamos combinado nada. Fizemos de brincadeira, foi tudo natural”, conta Jefferson, de 19 anos, que, junto com a irmã, exibiu um sorriso que virou marca da dupla. “Sou sempre alegre, graças a Deus”, comenta.

         Parece-me, não obstante, que as consequências estão fora de controle, não são alvos de reflexão, especialmente, pelo povo que se diz “cristão”. Os comentários todos se dão em torno daquilo que é exótico, engraçado, grotesco, pitoresco. Novos vídeos com novas personagens estão sendo postados, tentando atingir os mesmo inusitados objetivos. Uma música tão bonita, que marcou gerações de crentes, produzindo comunhão e quebrantamento, é alvo piadas jocosas, não raro, maldosas, e as pessoas, simplesmente, se “divertem com isso”. Depois disto, quem sabe, farão o mesmo com “Santo, Santo, Santo”; “Castelo Forte”, “Grande é o Senhor” etc.


        Deveríamos considerar o que é esta canção descreve a providência de Deus, o Criador de todas as coisas, que para o louvor da glória sustenta, dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor. Assevera o cuidado do nosso Pai em nos alimentar, abençoando-nos com sua dadivosa provisão, e ele assim o faz para “a nossa alegria”. 


       Outro fator que deveria ser considerado, para nossa alegria, é a observância do terceiro mandamento: “não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, pois que o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Ex. 20.7). O terceiro mandamento exige, que aqueles que têm como Deus, Yavé, devem honrar o se nome, os seus títulos, e tudo quanto pelo que Deus se fez conhecer, e zelarem para que estas cousa sejam santa e reverentemente usadas em nossos pensamentos( Ml 3. 16), meditações( Sl 8), palavras, e isto, para a nossa alegria.



            Á Cristo, a razão de nossa alegria, glória, honra e louvor.


Rev. César Guimarães do Carmo

Comentários

  1. Não vi o vídeo, mas ouvi no rádio a brincadeira, estava dirigindo e o locutor apenas repetia, após as notícias, o refrão "para a nossa alegria". No momento reconheci a frase mas não identifiquei a música. A falta de respeito apenas acentua a o despreparo da comunidade evangélica brasileira. As pessoas não conseguem ver neste ato uma afronta a santidade de Deus, o desonrar sua pessoa. Creem que a risada é melhor que a adoração. Aliás, é da simplicidade, da falta de pompa, do coração quebrantado de pequeninos e crianças de peito que surge a verdadeira adoração. Como diria o publicano: "sê propício a mim..." outros superiores se colocam com suas risadas e chacotas como aquele fariseu: "Graças te dou por que não sou como estes..." louvado seja Deus que PARA A ALEGRIA do miserável publicano ele desceu justificado. A família que canta adora a Deus, aqueles que zombam cavam um pouco mais em direção ao inferno. Quem é motivo de Piada?" Ou melhor de dó?

    ResponderExcluir
  2. perfeito

    lamentavel este video e escarnecedor mesmo que involuntariamente. confesso que ri como ser humano mas foi desapontador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa critica, eu não sou religiosa , mas tenho bom senso e realmente é um desrespeito; afinal de contas os hinos das igrejas sejam elas quais forem tem o objetivo de adoração a Deus e não de zombaria ou rendimento financeiro;

      A adoração a Deus passou longe e mesmo com tanta mídia em momento algum você os vê divulgando a mensagem de Deus para outras pessoas.

      Excluir
  3. Infelizmente minha gente, aqueles que professam o bom nome de Cristo, não demosntram muita noção do que realmente significa "zelo". O povo brasileiro não tem boas referências em sua liderança eclesiástica, por isso, um momento em família virou algazarra, zombaria e falta de respeito. Pergunto: Seria normal cantarmos essa canção hoje em nossas igrejas? Creio que não.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Reservo o direito de publicar comentários que estejam em sintonia com o tema do post, e que venham escritos em linguagem saudável e respeitosa.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar