ESCOLA DOMINICAL ITINERANTE


Um ministério da Solidariedade e Amor


"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.  Mateus 25:34-36


“...Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7b”



Imagine frequentar uma igreja por vários anos, décadas, e ver chegar o tempo em que a saúde, o corpo, as emoções não respondem mais da forma como eram antes. Aquilo que você mais gostava aos domingos, a comunhão dos santos, a participação da Escola Dominical, anos a fio; o encontro com a pregação e o estudo da Palavra de Deus; a participação no sacramento precioso da Ceia de nosso Senhor, já não é possível mais, como outrora.

Existem agora vários impedimentos. Pode ser uma enfermidade grave, degenerativa, que imobiliza o corpo e a mente. Pode ser que você esteja até gozando de saúde razoável, mas agora, se tornou um (a) cuidador (a) de alguém querido, um pai, mãe, irmão, cônjuge, filho, etc.

Existem centenas, ou até milhares de pessoas nas grandes e pequenas cidades que se encontram nesse estágio da vida. Reclusas em suas casas, impedidas pelos motivos que listamos, e até outros, de irem a Casa do Senhor. Como a igreja pode intervir nessa situação? O que fazer para não esquecer e valorizar àqueles que contribuíram para a fundação e consolidação da igreja local?

Em meados do ano de 1995, o superintendente da época da EBD da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, Pb. Osvaldo Lúcio Ribeiro, criou dentro da estrutura da educação cristã da igreja o ministério da Escola Bíblica Dominical Itinerante.  Trata-se de um ministério de apoio, formado por equipes pequenas de 3 a 5 irmãos, que se propõem a deslocarem-se todos os domingos no horário em que acontece a EBD regular às casas desses irmãos impedidos de vir à igreja. As visitas são previamente marcadas e escaladas, divulgadas no Boletim dominical. Geralmente vai um pastor junto para ministrar a Ceia e a Palavra. Nesta reunião do lar, que não ultrapassa uma hora, são feitas orações, entoados hinos, ministrado o estudo ou uma devocional de no máximo 20 minutos, e servido a mesa da comunhão a Ceia do Senhor. Dá até tempo de tomar um cafezinho com a família e ouvir como eles estão passando.

No ano de 2011 eu liderei uma dessas equipes. Ministrei mais de 54 Santas Ceias, somadas as regulares na sede da Primeira e em suas congregações. Calvino teria inveja (rsrsrs). Foi uma experiência pastoral maravilhosa ver o brilho nos olhinhos de nossos velhinhos e doentes. Eu mais fui edificado do que edifiquei.

Sua igreja também pode ter uma Escola Dominical Itinerante. E lembre-se, o que você semear certamente colherá. Quem saberá ao certo se no dia de amanhã você querido irmão ou irmã é que estará necessitado dos cuidados pastorais da igreja no seu lar. Pense nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA ESPOSA DO PASTOR PRESBITERIANO

MISSÕES URBANAS - AS CIDADES: UMA NOVA FRONTEIRA

O fascínio da personagem Peppa e o apelo familiar